novembro 03, 2011

Resenha - Muito além do Cidadão Kane

 Muito além do Cidadão Kane

            Beyond Citizen Kane ou Muito Além do Cidadão Kane é um documentário sobre a  Rede Globo de Televisão, mostrando sua origem através do seu criador, Roberto Marinho. Exibido em 1993 no canal britânico Channel 4, porém sua exibição no Brasil foi proibida por decisão judicial, pois traçava um paralelo entre o empresário é a política brasileira e por usar imagens de direitos autorais da emissora global. Produzido pela BBC de Londres, e com direção de Simon Hartog, faz referência ao personagem Charles Foster Kane, criado por Orson Welles na obra conhecida como Cidadão Kane de 1941, que capta um universo e um personagem.        
            Cidadão Kane é baseado na trajetória do magnata da comunicação no USA, William Randolph Hearst. O filme se baseia em manipulação de informação. O paralelo entre o filme e o documentário é a forma como seria controlado e exibido o conteúdo a ser informado, ou seja, Kane e Marinho empregariam a mesma manipulação com o objetivo de influenciar. Isso fica claro ao se mostrar os cortes efetuados em um último debate entre Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello nas eleições de 1989.
            Simon Hartog fazia parte de um grupo de cineastas europeus de avantgarde e de esquerda. Considerado um grande cineasta, e um dos mais polêmicos diretores, Hartong já conhecia o Brasil, e produziu em 1985, Brazil: Cinema, Sex and the Generals ou Brasil: Cinema, Sexo e os Generais, que era outro documentário que retratava os diretores brasileiros do cinema e sua fuga da censura ao utilizar o gênero pornochanchadas, que era como um sinônimo de cinema repleto de nudez e palavrões, durante a ditadura militar brasileira. Simon acabou por falecer em Londres no ano de 1992, antes da estréia de seu último trabalho, Muito Além do Cidadão Kane.
            Depoimentos de celebridades e personalidades como Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira fazem da obra um marco em conteúdo, mostrando o crescimento e o poder da Rede Globo na mídia brasileira a exemplo apresenta uma cobertura do movimento das Diretas-Já, em 1984, em que a emissora noticiou uma festa de aniversário da cidade de São Paulo e não realmente o que estava acontecendo naquele momento.
            O documentário na época custou cerca de US$ 260 mil dólares o que equivalem a R$ 445 mil reais à produtora independente Large Door. Foi visto mais de 800 mil vezes na internet. Muito elogiado e criticado é também chamado por alguns de a história proibida da Rede Globo.
            Como um sôco no estômago de quem assisti é um grande documentário que oferece uma reflexão sobre como a mídia é formadora de opinião, como podemos ser alienados e manipulados no que é transmitido. Com um roteiro muito bem feito, o documentário televisivo apresenta os seguintes ingredientes como criticas ao capitalismo: propagandas induzidas, o problema das concessões realizadas por apadrinhamento. Só se torna cansativo ao intercalar depoimentos, imagens de arquivo e narrações. O que é apresentado exaustivamente poderia ser amenizado, pois a proposta de apresentar a Globo como detentora do desenvolvimento político e social fica claro no decorrer da obra. Muito Além do Cidadão Kane é importante, pois mostra a história política do Brasil e a influência da maior emissora de televisão brasileira, vale à pena assistir.

Ficha Técnica

Estado: Em DVD
Título Original: Beyond Citizen Kane
Gênero: Documentário
Direção: Simon Hartog
Roteiro: Simon Hartog
Elenco:
Chico Buarque de Hollanda, Luís Inácio Lula da Silva, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli, Dias Gomes, Washington Olivetto, Armando Falcão, Antônio Carlos Magalhães e Leonel Brizola
País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Estreia Mundial: 1993
Duração: 105 minutos

Um comentário: