setembro 14, 2011

Análise: Pinóquio - Quando Você Faz Um Desejo Na Direção De Uma Estrela.

O desenho Pinóquio de Carlo Collodi é uma das fábulas mais encantadoras e famosas que existem. Foi vencedor de dois Oscar por: melhor trilha sonora e melhor canção. È o segundo longa-metragem de animação produzido pelos estúdios Disney em 1940. E o que dizer então da canção “When you wish upon a star”, composta por Leigh Harline e Ned Washington, que de tão linda e harmoniosa, tornou-se a música tema da própria Disney. Além da linda melodia, a letra resume perfeitamente a mensagem do desenho que trata de sonhos, a exemplo Gepeto que queria um filho e Pinóquio que queria ser igual aos demais.
 Pinóquio conta a história de Gepeto um velho marceneiro que trabalha com madeira e mora numa vila italiana sozinho. Por ser solitário Gepeto constrói um boneco de madeira ao qual chama de Pinóquio. Numa noite, a Fada Azul visitou a oficina de Gepeto. Comovida com a solidão do bom homem, resolve dar vida ao boneco de madeira. Mas Pinóquio não é só uma simples história, ela aborda temas interessantes, vamos analisar pela ética e pela moral algumas cenas da produção:
 Primeiro ao dar vida ao boneco à fada Azul lhe dá um grilo falante que se encaberia de dizer o que e certo é errado, sendo assim a consciência do menino de madeira. Logo após vemos que ao acordar Gepeto descobre o que seu sonho havia sido realizado e passar a amar mais ainda Pinóquio, e querendo que o menino de madeira apredence o matricula em uma escola da vila. Em seu caminho a escola Pinóquio acaba por conhecer uma Raposa e um Gato que se espantaram por um boneco ter vida e acabam por querer usar a inocência do menino de madeira para conseguir dinheiro as suas custas e o estimulam a não ir à escola e ir a um teatro de marionete. Pinóquio maravilhado com tudo por ser novo não dá ouvidos ao grilo e resolve ir com os dois novos amigos que conhecerá, assim desobedecendo a seu pai.
Nessa passagem podemos ver que ao iludir a pobre marionete com mentiras, vemos como não foi ética a escolha do boneco que preferiu não seguir uma regra a de ir à escola, e a de não falar com estranhos. A Raposa e o Gato venderam o boneco para o dono do teatro de marionetes. O que não foi nada moral. A partir do momento em que se julgaram donos do menino de madeira.             Pinóquio quis ir embora, porém o dono do teatro o trancou numa gaiola, assim tratando ele como um objeto.
passando a noite preso, chorando e se lembrou do seu pai e teve medo de não vê-lo novamente. Quando o Grilo conseguiu encontrar Pinóquio, porém não conseguiu libertá-lo da gaiola. Nesse momento, apareceu a Fada Azul que perguntou ao boneco o que havia acontecido. Pinóquio mentiu e logo seu nariz cresceu. - Não chore Pinóquio! Disse a Fada Azul abrindo com a sua varinha mágica o cadeado da gaiola. Sempre que você mentir seu nariz crescerá. A mentira é algo aparente, é errado e não deve fazer parte de quem possui um bom coração. - Continuou a Fada.  Nesse momento a fada Azul ensina o que e ter moral, pois mentir ou ser verdadeiro vem de um comportamento humano. E a sua ética nesse momento e desenvolvida a partir do momento em que Pinóquio pensa nos outros.
            Pinóquio estava voltando para casa com o grilo, quando viu três crianças correndo sorridentes em uma direção oposta à sua. Curioso perguntou onde elas estavam indo e uma das crianças lhe disse que estava indo a terra dos prazeres, onde eram livres para comerem doces e lá não haveria estudo. Mesmo o grilo o chamando Pinóquio resolve ir até essa maravilhosa ilha. Chegando lá brincou até cair no sono, mas o grilo o acordou mostrando que estava com orelhas de burro. Assustado não sabia o que havia acontecido, então assim chamou a fada e pediu sua ajuda, ao tentar enganá-la seu nariz cresceu e lembrou-se do que ela havia dito e disse a verdade. A doce fada cancela o feitiço. Pinóquio ao voltar para casa descobre que Gepeto não está mais em casa e vai atrás do pai. Ao chegar ao mar Pinóquio e engolido por uma baleia e lá ele encontra entristecido um velho em um barco sua alegria aumenta ao percebe que se trata de Gepeto. O ancião fica feliz ao ver o filho. Pinóquio tem a idéia de fazer uma fogueira dentro da barriga da baleia e assim são cuspidos para fora.
            Chegando a casa, a fada recompensou a coragem de Pinóquio, transformando-o num menino de verdade.
A história tem todo um desenvolvimento moral nas atitudes e escolhas que Pinóquio fez ao longo de sua caminhada na busca do sonho de ser um menino de verdade, podendo ser feito um paralelo entre a obediência ao seu pai, a ida a escola e a importância de se falar a verdade. Num primeiro momento Pinóquio não sabe nada e por sua ingenuidade acredita em qualquer pessoa, ao ponto de cair em armadilhas não dando ouvidos a sua conciência que no caso se reflete no grilo falante, Sendo assim ele acaba por sofrer as conseqüências de suas más escolhas. Pinóquio ainda não tinha desenvolvido um caráter. É a sua consciência moral mostraria o correto através das suas experiências e convívio em sociedade iria determinar o que é “certo” e o que é “errado”.  Sendo assim a história e cheia de lições e aprendizados o que nós leva a sair do estigma de marionetes. O desenho mostra um crescimento pessoal do menino de madeira que ensina os princípios no desenvolvimento como ao testar a bravura, lealdade e honestidade virtudes que ele terá que aprender para se transformar em um menino de verdade ao longo da história e inspirando milhares de pessoas a acreditarem em seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário