setembro 30, 2011

Dados históricos do Japão

Breve resumo baseado no artigo de Eduardo Tavares
Publicado em: 2004-04-17

PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO

           Cultura Jomon e considerada uma das primeiras no Japão. Era uma cultura de caçadores. Porém apartir do séc III AC A cultura Yayoi sobrepôs-se e fundiu-se com a cultura Jomon. 
PERÍODO HISTÓRICO INICIAL

    os Kojiki (Relato dos acontecimentos antigos, 712)  e as Nihon shoki (Crónicas do Japão, 720), incluem lendas acerca da origem do povo japonês e atribuem a fundação do estado a um mitológico imperador Jimmu, em 660 AC.  

PERÍODO YAMATO

           Desta cultura saíram os governantes da planície Yamato, a sul da ilha de Honshu. Eles reclamavam descender da Deusa Sol Amaterasu, e aparentemente atingiram a unidade política por meados do Séc. IV. 

PERÍODO NARA

            A primeira capital permanente foi erigida em Nara, em 710. Nesse século as elites tribais foram substituídas por uma aristocracia de corte hereditária. O Japão passou então de uma cultura tribal para uma cultura aristocrática. Nara era não só o centro do poder político mas também o lugar onde se encontravam os maiores templos budistas; em 752 foi ali consagrada a estátua do Grande Buda (Daibutsu) 

HEIAN E OS FUJIWARAS

           Até ao fim do Séc. 11, os Fujiwara utilizaram a posição de Regente para dominarem os imperadores, quer fossem ainda crianças ou já adultos.
            Sob patrocínio imperial duas novas seitas budistas surgiram em Heian. A seita Tendai e a Shingon. Em espírito mais japonesas que as seitas budistas iniciais, acabaram com o monopólio do Budismo Nara. Exércitos particulares foram criados e uma nova classe de guerreiros rurais  surgiu (os Samurais)

OS SHOGUNATOS

            Em 1180, a família Minamoto revoltou-se contra os Taira e na Guerra Gempai (1180-85) derrotou-os e estabeleceu o Shogunato Kamakura, o primeiro dos governos militares que iriam governar o Japão até 1868.

O PERÍODO KAMAKURA

            O Shogun Minamoto Yoritomo (governou entre 1192 e 1199) criou um sistema de governadores militares e responsáveis militares pelas terras para substituir os governadores e oficiais civis.
PERÍODO ASHIKAGA

            Em 1338, Ashikaga Takauji tornou-se shogun, dando início ao que é conhecido por shogunato Ashikaga. Os Ashikaga atingiram o cume do seu poder sob o governo do terceiro shogun , Yoshimitsu (governou entre 1368 e 1394).
  
PERÍODO DA UNIFICAÇÃO

            Entre 1560 e 1600, o Japão foi reunificado por uma sucessão de três grandes daimyo: Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu. Nobunaga deu início ao processo de unificação por via militar em 1560; em 1568 controlava já Kyoto. Quando Hideyoshi morre em 1598, o poder central estava assegurado e a classe militar fora segregada dos restantes membros da sociedade. O terceiro grande unificador, Tokugawa Ieyasu, era um chefe militar que se destacou por ser o protector do jovem herdeiro de Hideyoshi. 
PERÍODO TOKUGAWA

            As classes sociais foram estratificadas de forma rígida em quatro grupos: guerreiros, camponeses, artesãos e comerciantes. A forma de feudalismo estabelecida por Ieyasu e os sucessivos shoguns Tokugawa se manteve até o final do período feudal, em meados do século XIX.
            No dois séculos que se seguiram, as formas de feudalismo se mantiveram estáticas. O bushido, o código dos guerreiros feudais, tornou-se o padrão de conduta para os grandes senhores e os samurais, que desempenhavam o papel de administrador para os primeiros. O confucionismo passou a ser a nova ideologia do governo, o que provocou uma forte reação tradicionalista e uma defesa do nacionalismo pró-imperial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário