janeiro 11, 2012

As faces do erro

Reflexão por Andrei Helber

Errar, de fato, é um ato que já assombrou a vida de todo o ser humano. E, se ainda não te atacou, relaxa, ela ainda vai aparecer com certeza. Muitas pessoas cometem este tipo de ação por falta de maturidade, uso excessivo de drogas ou bebidas alcoólicas, escassez de conhecimento, fortes influências, entre outros fatores. E, devido a eles, chegam as inúmeras conseqüências como as condenações, os achismos negativos e, principalmente e mais dolorido, as perdas.

Em um relacionamento amoroso, por exemplo, o erro costuma surgir de forma mais explicita. Um ciúme doentio aqui, umas brigas sem sentido ali, ou até a temida traição. Em certos momentos, esses termos fortalecem a união entre o casal, mas, na maioria das vezes, não! Como é triste lutar para adquirir a confiança de uma outra pessoa e, por causa, de uma falha, ela é desmoronada.

Há pessoas que consideram os seus erros normais, outras se culpam pelo resto da vida e tem aquelas que sofrem pelo que fez; mas aprendem a lição, superam e evoluem como seres humanos. Essa última, sem dúvidas, é uma vencedora. Pois é extremamente plausível alguém se arrepender de seu próprio erro, pedir perdão e fazer o possível para reverter aquela situação constrangedora, mesmo sabendo talvez que não terá bons resultados.

Entretanto, há os que não conseguem lidar com as falhas, como já foi citado no parágrafo anterior. Estas pessoas ficam completamente desanimadas – não conseguem trabalhar, estudar, comer e nem dormir direito.  Como a auto estima está baixa, elas costumam a se rebaixar para os demais.  O que não faz bem a ninguém. Por isso, neste momento é fundamental erguer a cabeça e ter fé em tempos melhores. Além disso, devemos explorar ao máximo o apoio dos familiares e das verdadeiras amizades.

Vale ressaltar também, que o “errar” é tão comum na vida de alguém como beber água no dia-a-dia. Então guerreiro, nós seres humanos somos testados a todo o instante! Ninguém é perfeito. Por isso, chega de choro, pare de murmurar e levanta-te! A sua felicidade depende exclusivamente de você! Caso não queria isso, infelizmente, um final triste te espera.

Andrei Helber

Nenhum comentário:

Postar um comentário